quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escolhe pois a vida

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas de vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
Deuteronômio 30:19


    Quase como as pílulas vermelha e azul de Matrix, só que essa é uma escolha real. Que muda não só a sua vida como todo o seu destino.

    Escolher a vida é muito mais do que viver intensamente cada segundo, ou fazer todas as coisa que você nunca teve coragem de fazer antes de morrer. Escolher a vida é usufruir do verdadeiro significado dessa pequena palavra, mas de imenso valor. Escolher a vida é deixar de apenas existir para realmente viver. 

    Sabe aquela frase clichê de Orkut 'tem gente que existe, eu vivo'? Pena que não causa efeito algum. Impressionaria se ao menos a pessoa tivesse o conhecimento de que viver não é ser o mais doido da turma, o mais bebado, o mais encrenqueiro,o que pega mais mulher o que consegue enganar o professor, o que finge que vai dormir mas sai escondido e o que todos os amigos acham o máximo.





O que era para o homem dominar, esta dominando-o.

  
   Perdeu-se o controle de tudo. Chegamos ao ponto onde um travesti em um hospital tira seu próprio sangue e ameaça contaminar com AIDS quem se aproximar. O mundo não tem mais limites, mas o homem, em suas limitações faz o possível e o impossível para chegar onde quer. O problema é que nem o próprio homem sabe onde quer chegar.

    Dinho Ouro-Preto canta em uma das suas músicas que quer sempre mais que hoje, quer sempre mais que ontem, quer sempre mais do que pode ter. E movido por esse instinto, o homem venda seus olhos, empunha uma espada e sai para uma batalha sem rumo apenas porque quer MAIS.



    Em meio ao caos, em algum cantinho do planeta lá estou eu caminhando numa rua próxima ao Mercado Público, quando ouço uma agradável melodia... um jovem em pé na calçada tocava violino sem que ninguém desse atenção. Bom, não fui falar com ele e contratá-lo para lançar um cd, claro. Mas de qualquer forma percebi que ali havia um talento, um colorido em meio ao cinza.

    Assim também é quando vemos uma rosa entre muitos espinhos. Nos traz a sensação de uma luz no fim do túnel, mas infelizmente só isso não basta. É preciso escolher a vida!



   E escolher a vida, é escolher a Deus.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que te faz feliz?

Ir a uma festa em algum local bonito e badalado. Bebidas caras e chiques pagas por um gringo que foi com a sua cara. Dançar em cima da mesa quando as tais bebidas batem e poder falar no dia seguinte que 'causou na night'. Quem sabe sua vibe não seja night, mas o que te faça feliz é deitar na areia da praia, ouvir o mar e brisar com um baseado. Olhar para o amigo do lado, dar uma risada e dizer que chapou.


    É triste, mas o significado de felicidade não é conhecido pela maioria das pessoas que, por essa razão, se contentam com alguns momentos de falso prazer, dizendo que são felizes. Ah, se soubessem que essa não é a real e intensa felicidade... ao menos teriam curiosidade de experimentar uma felicidade maior.

    O homem deseja ser feliz! Isso está refletido direta e indiretamente em seus sonhos, seus planos e sua luta constante - e por vezes, sem fim - em concretizá-los. Os que chegam lá no topo: param, olham para baixo, pra tudo que fizeram para estar onde estão e... - Era só isso?.

    
O vazio continua juntamente com o desejo de preenche-lo. Mas por não saber como, muitos desistem dos próprios sonhos e até da própria vida. Outros inconformados continuam tentando, tentando, tentando, tentando até que chegam a sua velhice já conformados em ter tentado, conformados com os pequenos instantes de prazer que somados não duram um só ano de suas vidas.

    A boa notícia é que existe um caminho. Um caminho. O caminho que poucos cientistas ou psicólogos se atreveram a pesquisar até hoje, e a tentar entender. O caminho que só quem se arrisca a andar, descobre que os tantos anos que viveu, os tantos meios que buscou para se sentir completo e satisfeito, não valeram de nada. Mas que seguindo em frente, os tantos anos que estão por vir valerão muito, mas muito mais que todos os outros.

    Uma felicidade que vai além do portão de saída da festa. Além da última gota de vodka. Da xepa do seu Marlboro-soco-no-pulmão. Da saideira tocada pelo seu astro preferido da música. Desse tipo de felicidade só restam as pulseirinhas fluorescentes, o bolso vazio, a roupa vomitada, a geladeira assaltada e o rímel no travesseiro - para não falar das doenças e até dos bebês :).



- Mal aí, mas to fora dessa felicidade!



   Você não precisa procurar a vida inteira por algo que preencherá o vazio que você sente. Existe um amor verdadeiro que te aceita como és e que quer te dar o melhor, mesmo você não se achando merecedor. Não falo de religião, falo de Jesus... Bora fazer um teste? ;)